O que são Anais de Congressos?

Os primeiros registros sobre Anais datam da Roma Antiga. Cícero (De Oratore, ii. 12. 52) afirma que desde os períodos mais arcaicos era comum que o pontífice máximo, o Papa, exibisse em um lugar aberto uma pequena tábua branca com nome dos eventos notáveis que ocorriam durante o ano.

No meio acadêmico, os Eventos Científicos, como congressos, conferências, encontros, seminários, simpósios e workshops são ótimos lugares para ficar informado sobre as últimas pesquisas que estão sendo desenvolvidas em determinada área.

Nesses eventos, os pesquisadores apresentam os trabalhos que estão desenvolvendo bem como obtém feedback do público. As pesquisas apresentadas no evento são geralmente publicadas em um documento chamado Anais de Evento.

Logo, os Anais de Congresso nada mais são que uma coleção de trabalhos científicos publicados no contexto de um evento. Não somente congressos, podem ser conferências, encontros, seminários, simpósios, workshops, dentre tantos outros.

Este documento pode conter resumos, artigos, pôsteres e outros tipos de trabalhos, depende muito do objetivo do evento. Ele se difere de um livro pois cada trabalho é escrito por um pesquisador diferente e os assuntos não possuem continuidade entre si, como normalmente acontece em um livro.

O Anais são uma ótima fonte de pesquisa e normalmente são distribuídos impressos ou em formato eletrônico, antes da abertura do evento ou após sua conclusão.

Com a continuidade da publicação a cada evento e uma boa organização, os anais de um congresso podem promover e contribuir com a pesquisa brasileira.

Atualmente, a grande maioria dos anais de congressos encontram-se disponíveis para consulta online, no entanto não existe um lugar único onde todos possam ser consultados, isso varia de evento para evento.

corpo editorial de um evento científico

Para que os Anais de um Congresso possam ser publicados, é necessário que o evento possua um Corpo Editorial, um conjunto de uma ou mais pessoas responsáveis por organizar esse documento.

Nem todos os trabalhos que são submetidos ao congresso são publicados nos Anais. Os trabalhos devem passar por uma avaliação, com o objetivo de assegurar a qualidade dos mesmos. Essa avaliações são realizadas por pesquisadores de renome na área.

O nível de controle de qualidade varia consideravelmente de congresso para congresso: alguns apenas aceitam e rejeitam os trabalhos, outros passam por um ciclo de revisões, isso vai depender do nível do evento.

Qual a importância de publicar os anais de um congresso?

Os Anais de Congressos são um meio muito popular de publicação. Imagine uma pesquisa, que levou anos para ser feita, ser impressa e arquivada em uma gaveta? Segundo Kurt Wüthrich, vencedor do Prêmio Nobel, o cientista só descobre a importância de sua pesquisa ao realizar a publicação da mesma.

A publicação de Anais de Eventos é uma forma de disseminar o conhecimento de novas descobertas, divulgar o nome do congresso e contribuir com a divulgação científica no país.

Realizar essa publicação permite que seu evento ganhe reconhecimento técnico, o que ajuda a atrair investimentos e visibilidade para o mesmo.

Outra grande vantagem da publicação dos Anais do Congresso é que ele irá preservar todo o conteúdo produzido por seu evento, criando uma memória que ficará eternizada na web. Para os participantes que não compareceram ao evento.

Para o autor, é uma forma de aumentar seu prestígio junto a comunidade acadêmica ganhando assim reconhecimento técnico no meio.

grafico que mostra quanto tempo leva para se publicar em uma revista científica

A publicação dos anais é uma ótima porta de entrada para estudantes que querem iniciar no meio acadêmico. A publicação formal de uma pesquisa científica deve ser sempre feita através de artigos em revistas, no etanto, o processo de publicação em as revistas especializadas são burocráticos e podem levar anos. Isso acaba tornando Anais do Congresso uma ótima alternativa de publicação.

A simples publicação de um resumo em um evento já um ponto positivo no currículos. De posse dos Anais, os participantes poderão anexar a publicação no currículo Lattes, trazendo assim maior visibilidade ao autor.

Instituições de ensino mais conceituadas frequentemente solicitam a seus pesquisadores que apresentem o andamento de um trabalho através da publicação de artigos científicos em eventos.

O fato de se apresentar em um evento científico, é uma forma de mostrar que o pesquisador está ativo e é parte integrante da comunidade, para os mais novos, é uma oportunidade de se apresentar para pessoas que dedicam suas vidas a ciência.

Quando seu evento realiza a publicação dos Anais, ele ganha mais visibilidade e acaba atraindo esses pesquisadores.

Corpo Editorial

É preciso selecionar com cuidado os responsáveis pela qualidade científica do seu evento. A qualidade dos Anais depende muito do trabalho da Comissão Científica, então é precisa escolher com cuidado.

Uma das responsabilidades do corpo editorial é escolher os avaliadores do evento. É preciso escolher cuidadosamente e para facilitar esse trabalho é muito importante utilizar um sistema de avaliação para atrair bons avaliadores.

Resguardar a formatação dos trabalhos é um dos papéis desempenhados pelo corpo editorial. Formatar os trabalhos consiste em padronizar o layout e as estruturas do documento para que a publicação esteja padronizada. Essa é a hora de inserir a marca d’água do seu Congresso entre outras coisas.

Existem templates para variados tipos de trabalhos, dependendo do que for solicitado no seu evento. Ao definir os tipos de trabalhos, tais como artigo científico, resumos, pôsteres, você pode disponibilizar os templates criados pelo Corpo Editorial. Existem templates para variados tipos de trabalhos, dependendo do que for solicitado no seu evento.

Também é responsabilidade do corpo editorial definir as regras de submissão. É muito importante que se estabeleça regras para os participantes, afinal, é uma forma de manter a qualidade do trabalho do seu evento.

Nas regras de submissão é importante definir o número de trabalho por cada autor, definir o número máximo de autores por trabalho, verificar se os trabalhos propostos estão indicando o eixo temático a que se vinculam, deixar claro que apenas os autores que preencherem essas condições poderão integrar a programação científica e afins.

Outro aspecto que deve constar nas regras de submissão é quanto a diagramação geral dos trabalhos. Você deve definir em qual formato o texto completo do trabalho deve ser enviado. Seja em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior ou PDF.

Definir as margens superior e inferior, além da fonte (Arial ou Times New Roman) tamanho 12 e alinhamento justificado. Estabelecer em que parte as páginas deverão estar numeradas. Indicar como o título do trabalho deve estar (geralmente é em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado), além de indicar como os nomes dos autores devem aparecer. Limitar os caracteres do resumo e o número de palavras-chave. Definir o número de caracteres, incluindo os espaços entre palavras, do texto completo.

Caso seu evento aceite a submissão de pôsteres, você deve criar as normas específicas para esse tipo de trabalho. Indicando os seguintes pontos: estrutura e dimensões do pôster, conteúdo do pôster, apresentação do pôster, o que deve ser enviado para o Comitê Científico avaliar, extensão dos textos, resumo, palavras-chave.

Nas regras deve conter o endereço de email que os participantes devem enviar os respectivos trabalhos. Você pode disponibilizar, ainda, um modelo de email que eles podem seguir e exigir que o e-mail contenha um nome de assunto específico.

É preciso deixar claro como irá funcionar a avaliação dos trabalhos. Todos os trabalhos submetidos serão verificados pelo Comitê Científico quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas. É importante indicar quais critérios serão julgados na avaliação.

Por fim, deve constar no documento das normas de submissão quando será divulgado os resultados, as datas das apresentações (se possível junto com a programação científica), além da data de publicação dos Anais.

Onde publicar os anais de um congresso?

Existem diversos meios para se publicar os anais de um congresso. Antigamente esse documento era publicado em livros, que eram impressos e entregues aos participantes.

anais de congresso publicado em livro

Com o surgimento da tecnologia os cds começaram a se popularizar, e, de forma natural o papel acabou sendo deixado de lado. Com a evolução da tecnologia os cds deram lugar aos pen-drives que por sua vez deram lugar a publicação online em página web.

Quais as vantagens de se publicar online?

O primeiro e mais importante ponto é o acesso universal a sua publicação. Com papéis, cds e pendrives os anais ficam restritos apenas aos participantes que comparecerem ao evento.

Com o advento da internet a publicação fica disponível para as mais de 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo, podendo ser acessados a qualquer momento e por todos os pesquisadores.

Anais de congresso publicado online

Caso algum trabalho necessite de ajustes, basta uma pequena atualização online para que tudo esteja correto. Já com livros, cds e pendrives será necessário gravar novamente todos os cds com o trabalho ajustado gerando um alto custo para o seu evento.

Outra grande vantagem da publicação online é que os trabalhos podem ser indexados pelo Google Scholars.

O Google e o Google Acadêmico podem contribuir significativamente para a visibilidade dos anais do seu congresso. Essa indexação permite calcular o número de citações de um trabalho, o que é importante para determinar a importância da produção científica do pesquisador.

Como escolher uma plataforma online de publicação

É muito importante que antes da publicação você verifique se a plataforma segue os padrões do Open Access, ou “Acesso Aberto” que nada mais é do que a disponibilização online dos trabalhos de forma gratuita e revistos por pares (peer-reviewed).

As publicações de “Acesso aberto”, como o nome sugere, estão disponíveis para serem lidas e/ou baixadas por qualquer pessoa livremente. Sem a necessidade de pagar algo para ter acesso. A grande proposta é a universalização do acesso ao conhecimento produzido na academia.

Porque o acesso aberto é tão importante?

Quando o resultado de um trabalho é publicado abertamente, possibilita que outros pesquisadores utilizem esses dados em novas pesquisas, aumentando assim o número de citações dos trabalhos publicados e consequentemente eleva a qualidade da sua publicação e evento.

Quando a sua publicação ocorre de forma fechada, acaba dificultando o acesso aos artigos publicados, o que ocasiona uma perda de eficiência no campo de pesquisa, e limita o impacto e reconhecimento dos resultados alcançados pelos pesquisadores e as instituições onde trabalham.

A aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas desenvolvidas, através da disponibilização com o Acesso Livre, é um interesse óbvio das universidades, bem como dos docentes e investigadores individualmente, o que é um grande atrativo para o seu evento.

Além do aumento na visibilidade das publicações junto à comunidade científica, um aspecto positivo é o grande número de acessos por usuários não ligados a instituições científico-acadêmicas.

A disponibilidade em Acesso Aberto é também uma condição necessária para um sistema de comunicação científica que promova a eficiência e o progresso científico.

Open Science

Open Science é o movimento que tem como objetivo tornar a ciência mais aberta a sociedade. Tudo se iniciou no século XVII com os jornais acadêmicos, nos quais grupos de cientistas compartilhavam e colaboravam acerca da sua área de conhecimento.

Por outro lado, as ferramentas e conhecimentos também podem ser utilizados para fins maléficos, como armas biológicas e militares. Portanto é de vital importância monitorar o uso das informações publicadas e compartilhadas.

Quando você publica em uma plataforma de acesso aberto e adepta do Open Science você está realizando uma grande contribuição para o mundo.

Com o avanço da Internet e computação, também possibilitou uma grande disseminação e avanço para ciência. Vários projetos de incentivo como:

Experiment - Plataforma de crowdfunding para possibilitar pesquisadores realizarem experimentos.

ORCID - Permite a identificação única de pesquisadores

OpenScience.org - Esses são algumas das milhares de ferramentas e iniciativas, que estão sendo possibilitadas, com as novas tecnologias.

e-Publishing

Uma das principais formas de Open Science é o e-Publishing ou Eletronic Publishing, que incluem as modalidades de e-book, revistas e periódicos digitais ou o desenvolvimento de bibliotecas digitais.

A publicação de Anais de congresso também é uma forma de e-Publishing, que permite que as publicações sejam disponibilizadas de forma online e também serem catalogadas nas grandes bibliotecas virtuais.

Prefixo editorial - ISSN, ISBN ou DOI

Por haver milhares de publicações de livros, materiais digitais, periódicos e revistas científicas, foram criados os prefixos editoriais, que nada mais é do que uma maneira de identificar cada uma das obras que estão em cada mídia. Essa “mídia” engloba tanto a rede online, quanto offline.

Para que sua publicação seja registrada oficialmente você deverá solicitar um número de ISBN ou ISSN, entenda as diferenças:

ISSN

O ISSN é uma sigla em inglês (International Standard Serial Number), que se traduz para o português como: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.

Esse número é utilizado para publicações em série. Ou seja, caso seu evento tenha recorrência, um evento que ocorre anualmente por exemplo.

Você obtém um único número ISSN para todos os eventos, vamos a um exemplo. O Simpósio de Engenharia de Produção ocorre todo ano e já está na sua quinta edição, então temos

I Simpósio de Engenharia de Produção
II Simpósio de Engenharia de Produção
III Simpósio de Engenharia de Produção
IV Simpósio de Engenharia de Produção
V Simpósio de Engenharia de Produção

Todas as publicações possuem apenas um ISSN, o de número 2318-9258. A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.

codigo issn para os anais do evento

ISBN

O ISBN satisfaz os requisitos em termos de tornar os anais de congressos uma publicação oficial.

O ISBN, normalmente é usado para publicações não seriadas. Da mesma forma, é uma número que individualiza a sua publicação, e esse número é único, jamais repetido.

A sigla que também tem origem do inglês (International Standard Book Number), não tem tradução para português e o órgão que cuida disso no Brasil é chamado de Agência Brasileira do ISBN.

estrtrutura de codigo isbn

DOI

DOI (Digital Object Identifier) foi criado com o objetivo de ser uma identificação única e permanente de cada trabalho científico publicado no mundo e disponibilizado on-line.

O DOI é é padronizado através da ISO 26324 e cada DOI emitido fica registrado na DOI Foundation, fundação responsável pela manutenção de toda base de identificadores mundiais.

Se caracteriza por uma série de números como esse: 10.1246/bcsj.73.1653. O prefixo dessa série de números serve para encontrar o banco de dados da editora e ter acesso às informações da publicação.

estrutura do doi

O DOI é uma das formas mais úteis de registrar documentos a longo prazo, mesmo que eles não possuam um ISBN. Caso queira se aprofundar no DOI recomendamos esse ebook completo sobre o tema: GUIA DO USUÁRIO DO DIGITAL OBJECT IDENTIFIER

Quais são os pontos que devo me atentar antes de publicar?

Primeiro devemos entender um pouco sobre o processo de avaliação de trabalhos científicos. Existem várias metodologias de avaliação e dentre elas a Avaliação por Pares. A avaliação por pares é tida como um dos pilares mais importantes da comunicação científica. Muitos cientistas consideram que, sem a revisão por pares, a comunicação científica ficaria sem controle e comprometeria a credibilidade da informação a ser publicada.

Por esse motivo, é de extrema importância o uso de uma plataforma confiável, que viabilize o processo de avaliação por pares duplo-cego exatamente da forma que ela deve ser feita, segura.

Avaliação por pares duplo-cego

A avaliação por pares de artigos científicos acontece quando os trabalhos de determinada área são atribuídos à pelo menos dois avaliadores, por isso o nome pares. Dessa forma, os resultados da avaliação possuem mais credibilidade, pois são avaliados por pessoas diferentes que entendem do assunto abordado.

O duplo-cego é a forma como essa avaliação acontece, onde, os autores dos trabalhos não sabem quem são os avaliadores, nem os avaliadores sabem quem são os autores. Isso para garantir a isonomia do processo.

Por que utilizar uma plataforma para avaliar trabalhos científicos?

Quando se tem o interesse de publicar os anais de congresso, é importante utilizar uma plataforma que vá garantir a qualidade dos trabalhos publicados.

Automatizar esse processo é de grande valia para os organizadores do evento. Pode-se fazer isso, usando uma plataforma dedicada para isso, na qual o organizador consegue poupar muito tempo ao mesmo tempo que garante a confiabilidade do processo.

Por que é importante para a publicação dos anais?

Publicar trabalhos nos Anais do evento que foram avaliados pelo método de pares duplo-cego, garante a qualidade e a confiabilidade do seu Anais do congresso, pois os trabalhos que serão publicados lá, foram avaliados por especialista no assunto.

Cuidados com o Autoplágio

Muitos autores submetem seus trabalhos científicos em mais de um evento, mas será que isso é possível? Outra situação frequente é publicar nos anais do evento e depois tentar publicar o mesmo trabalho em um periódico.

Essas questões estão diretamente relacionadas com ética do autor e faz parte do dia-a-dia dos organizadores de eventos que publicar os anais do congresso.

Embora os organizadores de eventos científicos coloquem como requisito que o artigo submetido não tenha sido publicado anteriormente, há um certo entendimento no meio acadêmico que apresentar um trabalho em mais de um congresso, desde que em diferentes países, é permitido. Inclusive, é uma prática recomendável.

No fim das contas, a finalidade dos congressos é promover a disseminação do conhecimento científico, e muitos pesquisadores enxergam a oportunidade de aprimorar seu trabalho, através das críticas e sugestões dos avaliadores e do público do evento.

Nesse sentido, a apresentação de um texto em um congresso nacional e outro internacional ajudam a promover a interação do autor com diferentes públicos, contribuindo para melhorar a qualidade do trabalho e do seu trabalho como cientista

A ordem natural de um trabalho científico de boa qualidade é ser publicado nos anais de congressos e logo depois em revistas e periódicos e futuramente se transformar em um capítulo de livro. E esse caminho não necessariamente representa uma falta de ética por parte do autor, desde que respeitada as regras de direitos autorais dos periódicos e das editoras.

Como organizador do evento é um dos principais responsáveis pela publicação dos anais do congresso, é necessário ficar muito atento às regras de submissão antes de realizar a publicação dos anais. É preciso deixar bem claro como fica a questão dos direitos autorais e como funciona o sistema de avaliação. Com essas regras definidas, sua publicação irá atingir novos patamares no meio científico.